Ministérios

O que é ministério?

Ao estudar a palavra de Deus, encontramos o significado da palavra ministério: SERVIR (sacerdócio). SERVIR é ajudar, auxiliar, cuidar, desempenhar uma função, fornecer, oferecer ou ministrar. A bíblia nos ensina que ministério é simplesmente o exercício do dom de uma pessoa (1 Pd 4:10-11; 1 Tm 4:6; Ef 4:11-12).

No novo testamento a palavra grega para ministério é "diakonia" e indica a prestação de algum tipo serviço ou trabalho. Como, por exemplo, nesse texto: "e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia] da palavra" (At 6:4). Ou seja, eles se dedicariam ao trabalho, ao serviço da pregação da palavra de Deus.

Na bíblia temos essa palavra aplicada aos vários serviços especiais designados por Deus aos seus servos. Por exemplo, vemos na bíblia citados o ministério dos levitas, dos sacerdotes, dos profetas, dos apóstolos, etc (2 Cr 6:32; At 1:25).

Exemplo de ministério

O ministério padrão para os outros ministérios é o de Jesus Cristo, que também teve seu ministério: "Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério..." (Lc 3:23).

Assim, quem tem um ministério é um trabalhador, um servo voltado a agradar a Deus com aquilo que faz, com seu serviço. Quem tem um ministério tem o seu foco no próximo, no servir da melhor forma possível com o dom que Deus lhe deu.

Em 1 Co 12 podemos encontrar os grandes princípios do ministério cristão. No capítulo 13, aprendemos sobre o espírito no qual o ministério deve ser exercitado, em amor. Já no capítulo 14 podemos ver as regras para o uso dos dons, de modo que o ministério seja para a edificação de todos.

Descobrindo e exercendo seu ministério

Todos nós nascemos com um TALENTO e através desse talento, descobrimos a nossa VOCAÇÃO. Quando essa vocação é voltada para a obra de Deus, recebemos o DOM de Deus que nos capacita para exercermos o MINISTÉRIO ao qual Deus tem nos chamado.

"De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar" (Rm 12:6-8).

"Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério" (1 Tm 1:12).

Devemos compreender que um ministério não é algo em que nós deliberadamente nos colocamos. Somente Deus e o seu Espírito Santo podem conceder um ministério. Nós fomos colocados no ministério do Senhor, por Ele mesmo, porque fomos achados fiéis, e porque nos foi concedida misericórdia de Sua parte (2 Co 4:1). Deus jamais permitirá que infiéis e injustos permaneçam no seu ministério: "Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus" (At 8:21). Todavia usará de misericórdia com aqueles que sinceramente desejam serví-lo, com o pouco que tem.

Necessitamos da direção do Espírito Santo a fim de realizarmos o trabalho que Ele tem para nós, pois o ministério é dele. Ele fala através de nós. É o tesouro em vaso de barro (2 Co 4:7). É verdade que somos limitados e finitos, mas aprouve a Deus colocar em nós Seu Espírito, manifestar-se a nós e através de nós. O próprio Jesus não iniciou seu ministério sem antes o Espírito Santo descer sobre ele. Antes disso, ele não pregou, não curou ou exerceu qualquer serviço.

O desejo de Deus é nos fazer participantes do ministério do seu Espírito Santo, pois para isto mesmo ele "... subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens" (Ef 4:8). "A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil" (1 Co 12:7). Assim sendo, há um lugar para todo cristão que sinceramente deseja servir ao Senhor, com um coração reto.

Evidentemente é verdade que o dom de alguém precisa ser desenvolvido. Isso exige tempo e prática (At 9:20-22; Gl 1:17; At 9:30; 22:25-26; 13:1-14). Quanto mais uma pessoa amadurecer nas coisas divinas, mais útil ela será em seu ministério (At 18:24-28; Mc 4:20).

Ministérios na IBB

  • Ministério Pastoral
  • Ninguém ingressa no ministério sem que tenha a sua vontade direcionada, trabalhada e persuadida para o mesmo. Este direcionamento da vontade é fruto da chamada de Deus, o que é um fator decisivo. Ninguém pode, como tentou Simão (Atos 8.18-19), comprar um dom espiritual. Deus chama e trabalha na vontade humana, direcionando-a ao ministério. A declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira diz no capítulo 11 sobre o Ministério da Palavra: “Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu Reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial, para o serviço distinto, definido e singular do ministério da sua palavra. O pregador da palavra é um porta-voz de Deus entre os homens. Cabe-lhe missão semelhante àquela realizada pelos profetas do Velho Testamento e pelos apóstolos do Novo Testamento, tendo o próprio Jesus como exemplo e padrão supremo”.

    A chamada envolve a aceitação de alguns atributos, de alguns postulados indispensáveis ao exercício do ministério pastoral: fidelidade consciente à Palavra de Deus, crença inabalável no valor da alma humana, convicção firme de que fora de Cristo não há salvação, reconhecimento de que existe um inimigo pessoal e dedicação completa da vida ao Espirito Santo. O ministério pastoral é uma obra de excelência e exige caráter cristão maduro e estável e uma vida pessoal boa e ordenada. Não há pastores perfeitos, mas o pastor há de ser alguém que persegue a perfeição, já que a obra do Ministério da Palavra é uma obra excelente, que exige excelência. O pastor tem como seu modelo e exemplo Jesus Cristo, o que faz com que tenha a incumbência de apascentar o seu rebanho e treiná-lo no serviço da igreja. Já a igreja tem a missão de expandir o Reino de Deus. Os pastores vão e vem, mas a igreja, como corpo de Cristo, permanece. Quando o pastor é fervoroso, ativo e eficiente os membros da igreja são espiritualmente vigorosos e ativos. Daí a importância da pregação pastoral. É neste sentido que o apóstolo Paulo desenvolve a doutrina do ministério cristão no texto de 2 Coríntios 2.14 a 7.16. Sem a convicção inabalável da incumbência divina ninguém deve entrar no serviço ministerial.

    Com a certeza da sua vocação, a experiência do poder do Evangelho na sua vida, o amor ao povo e o desejo ardente de servir como embaixador de Cristo, o pastor terá prazer no estudo das Escrituras, no preparo dos sermões para a orientação de conforto espiritual do seu povo e no desenvolvimento da sua igreja no cumprimento da missão.

    No segundo domingo do mês de junho é celebrado o Dia do Pastor, data na qual, entre tantas outras, separamos como batistas para agradecer a Deus por aqueles que aceitaram o seu chamado para o exercício do ministério pastoral.

  • Ministério de Evangelismo e Missões
  • Missões é a ação da Igreja para cumprir o propósito de compartilhar com mais pessoas o grande amor de Jesus Cristo, proclamando o Evangelho e contextualizando a sua mensagem através da evangelização em todos os lugares e do estabelecimento de Igrejas auto-governadas, auto-sustentadas e auto-proclamadoras.

    Existem milhões de pessoas que não estão seguindo a Cristo e temos essa responsabilidade de sairmos e levarmos a mensagem da salvação deixada por Jesus. Essa mensagem de alegria precisa ser espalhada a todas as pessoas que dela ainda não tem conhecimento e vivem sem esperança, para que possam ser incluídas no povo de Deus.

    Nosso objetivo é realizar os ideais missionários da igreja de planejar, organizar e coordenar as ações evangelísticas para “fazer Jesus conhecido de todos os povos”.

    Despertar e capacitar cada crente a pregar a mensagem de Jesus Cristo a todas as pessoas como obediência ao mandamento de Jesus; Massificar a mensagem de Jesus Cristo no ambiente em que a Igreja está plantada; Oferecer capacitação aos crentes para que cumpram com eficiência e eficácia o “ide” de Jesus; Alcançar vidas e levá-las a um encontro transformador com Jesus Cristo; Oferecer os primeiros cuidados espirituais que levem à integração e ao amadurecimento dos que se convertem; Despertar o amor e a preocupação dos crentes pelos que ainda não conhecem Jesus, perto ou longe.

    Discipulado e Integração; Acompanhar e integrar os novos, da conversão ao batismo.

    Conduzir e incentivar os membros na participação dos esforços missionários.

  • UFMBB - União Feminina Missionária Batista do Brasil - http://www.ufmbb.org.br/
  • A UFMBB é um órgão executivo da Convenção Batista Brasileira, CBB. É constituída das organizações de mulheres (MCA), jovens (JCA), meninas e adolescentes (MR) e crianças (AM) das igrejas batistas do Brasil filiadas à CBB e tem como objetivo geral – valorizar a educação cristã missionária na igreja local, a fim de que seus membros reconheçam a soberania do Deus Triúno e cumpram a grande comissão.

    Nossa missão é viabilizar a educação cristã missionária de crianças, meninas, adolescentes, jovens e mulheres, a fim de que se comprometam com a expansão do reino de Deus.

    MCA - Mulher Cristã em Ação: Organização promovida pela UFMB das igrejas locais para todas as mulheres da igreja (ou não), e oferece diferentes oportunidades para a mulher: Envolver-se em missões através de estudos, ofertas e participação em atividades; Dedicar seus talentos na ajuda ao próximo através de ação de amor e da proclamação do evangelho; Capacitar-se para sua missão de esposa e mãe; Aperfeiçoar-se física, espiritual e emocionalmente; Desenvolver organizações missionárias para crianças, meninas e jovens.

    JCA - Jovens Cristãs em Ação: Este ministério jovem feminino se propõe a oferecer educação necessária ao crescimento espiritual da jovem cristã e atender as suas necessidades no contexto da vida atual, de acordo com os princípios e valores da Palavra de Deus. Oferecemos às jovens uma literatura séria, sadia, comprometida com os valores que edificam e dignificam a vida. Todas as informações necessárias ao desenvolvimento desse trabalho estão disponíveis nos fascículos Organização JCA.

    Mensageiras do Rei: Mensageiras do Rei é uma organização missionária para meninas de 9 a 16 anos. Na igreja, pode haver dois grupos: um para as meninas de 9 a 11 anos (pré-adolescentes) e outro para as de 12 a 16 anos (adolescentes). As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da organização respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização, enquanto que outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual. Não é exigido da menina que seja convertida ou batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num meio de levá-la a ter uma genuína experiência de conversão ao lado de Cristo. Por ter um caráter missionário, primeiramente, a organização se propõe a oferecer condições para que suas sócias cresçam no conhecimento de missões, orem por missões, contribuam para missões e assumam sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Além disso, oferece educação cristã, treinamento e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento da personalidade total da menina e sua integração nas atividades da igreja e da denominação. Na organização, a sócia encontra várias oportunidades de se desenvolver socialmente, fazendo novas amizades e aprendendo a trabalhar em equipe com as meninas de sua idade. Sua vida é ricamente abençoada enquanto segue o sistema de graduação Aventura Real se envolve no programa da organização. Além disso, tem o privilégio de participar de acampamentos, congressos, intercâmbios e muitas outras atividades próprias para a sua idade.

    Amigos de Missões: Crendo que cada criança é criada por Deus para ser uma pessoa íntegra, atuando em harmonia com os planos de Deus, o objetivo principal da Divisão Crianças da União Feminina Missionária Batista do Brasil é oferecer experiências de ensino-aprendizagem para o segmento infantil, através da organização Amigos de Missões, propondo-se a ajudar a criança a crescer espiritualmente de uma forma saudável. O conhecimento da obra missionária e o envolvimento da criança nessa obra constituem o cerne do ministério da organização. Através de brincadeiras, atividades orientadas e projetos especiais promovidos nos encontros dos Amigos de Missões, a criança tem a oportunidade de começar a descobrir seus dons e praticá-los para a edificação da igreja. A Divisão Crianças tem como objetivo secundário a capacitação de líderes de crianças, produzindo literatura, recursos e treinamento que aperfeiçoem o dom do ensino. Nosso público alvo são as crianças de quatro a oito anos de idade.

  • UMHBB - União Missionária de Homens Batista do Brasil - http://www.umhbb.com.br/
  • A UNIÃO MISSIONÁRIA DE HOMENS BATISTAS DO BRASIL, doravante chamada de UNIÃO, é uma entidade da CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA, é uma Associação religiosa sem fins lucrativos, de natureza cristã missionária, inspirada nos princípios bíblicos e éticos cristãos e de duração por tempo indeterminado. Tem por finalidade promover o programa da União, em conformidade com os princípios cristãos evangélicos batistas, definidos na Declaração Doutrinária da Convenção, e com a legislação em vigor; Promover atividade missionária, educacionais, de ação social e outros; Incentivar a criação dos seguimentos: ER, GAM e SHB, nas Igrejas Batistas arroladas na Convenção Batista Brasileira; Promover cursos de lideranças para melhor estrutura das UMHBs nas igrejas locais; Promover acampamentos e encontros a nível nacional; Promover congressos e seminários e incentiva-los a níveis estaduais.

    SHB - Sociedade de Homens Batistas: O papel dos homens batistas nas igrejas das quais são membros e na sociedade brasileira em geral enfatiza a integridade pessoal, a responsabilidade cristã e a a cidadania participativa como características inalienáveis de quem é chamado para servir a Deus e à pessoa humana no mundo. A SHB tem como objetivo levar o homem adulto a envolver-se com missões na igreja local, na associação, Missões Locais; nas convenções, Missões Urbanas ou Estaduais, Nacionais e Mundiais. Tornar conhecida e despertar o interesse na participação das atividades da UHBB, UHB convencionais, UHB associacional, UHBLA (União de Homens Batistas Latino Americanos) e no Departamento de Homens da ABM (Aliança Batista Mundial). É uma organização com características próprias, de serviço e de atividade. Não há como compará-la a qualquer outra dentro da denominação. O trabalho da SHB é amplo e atinge os homens em suas atividades diárias. Médicos, advogados, eletricistas, pedreiros, militares, pastores, etc. todos fazem parte da SHB indistintamente. Devem atuar em todos os locais onde estiverem como crentes em Jesus Cristo, como discípulos. Cada SHB poderá utilizar-se de todos os homens existentes na igreja ou congregação para, unidos, exercerem as funções mencionadas. Pede-se a todos os homens adultos que procurem ocupar seus espaços dentro da organização e encontrarão a satisfação de trabalhar para o Senhor, dEle receber as bênçãos e contribuir para minorar o sofrimento dos que nos cercam "arrebatando-os do fogo e terra".A SHB tem como objetivo levar o homem adulto a envolver-se com missões na igreja local, na associação, Missões Locais; nas convenções, Missões Urbanas ou Estaduais, Nacionais e Mundiais. Tornar conhecida e despertar o interesse na participação das atividades da UHBB, UHB convencionais, UHB associacional, UHBLA (União de Homens Batistas Latino Americanos) e no Departamento de Homens da ABM (Aliança Batista Mundial). É uma organização com características próprias, de serviço e de atividade. Não há como compará-la a qualquer outra dentro da denominação. O trabalho da SHB é amplo e atinge os homens em suas atividades diárias. Médicos, advogados, eletricistas, pedreiros, militares, pastores, etc. todos fazem parte da SHB indistintamente. Devem atuar em todos os locais onde estiverem como crentes em Jesus Cristo, como discípulos. Cada SHB poderá utilizar-se de todos os homens existentes na igreja ou congregação para, unidos, exercerem as funções mencionadas. Pede-se a todos os homens adultos que procurem ocupar seus espaços dentro da organização e encontrarão a satisfação de trabalhar para o Senhor, dEle receber as bênçãos e contribuir para minorar o sofrimento dos que nos cercam "arrebatando-os do fogo e terra".

    ER - Embaixadores do Rei: Organização batista cujas atividades visam os desenvolvimentos físicos, morais e espirituais dos meninos de 9 a 16 anos. É uma organização missionária que procura conduzir os seus membros na participação ativa de Missões. Seu programa abrange: Missões, Mordomia, Evangelização, Recreação e Acampamentos. O objetivo da organização Embaixadores do Rei é desenvolver o caráter cristão dos meninos de tal maneira que se tornem crentes ativos e consagrados, possuídos de um espírito intensamente evangelístico e missionário. Para alcançar o seu objetivo, a organização oferece o seguinte: Um sistema de postos atraente e prático, que ajuda os meninos a conhecerem mais a Bíblia e a obra missionária; Um programa de atividades próprias para os Embaixadores do Rei como Serviço Real, acampamentos e excursões; Vários tipos de reuniões, numa programação agradável e variada.

  • Ministério de Educação Cristã
  • Ao Ministério de Educação Cristã compete orientar a execução do programa de Educação Cristã da Igreja, visando a instrução bíblica de seus membros direcionada ao crescimento e à capacitação para o testemunho e ministério cristão pessoal dos mesmos. Nosso propósito é motivar e conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos, numa dinâmica de crescimento e amadurecimento espiritual, por meio do estudo e prática da Palavra de Deus, com ênfase na obediência, santificação e serviço, pelo cultivo da devoção e comunhão pessoal com Deus, da participação nas atividades da igreja e do desenvolvimento de convicções e atitudes genuinamente cristãs. Em decorrência deste propósito, objetivará ao Ministério de Educação Cristã, conduzir a igreja a um conhecimento mais profundo quanto ao seu papel diante de Deus, de si mesma e do mundo, bem como prepará-la para desenvolver as atitudes e propósitos da vida cristã. Tal objetivo, se desdobra em outros, específicos: Conscientizar a igreja quanto à sua missão específica diante de Deus, de si mesma e do mundo; Esclarecer à membresia o sistema e a forma de governo da igreja, bem como a razão de ser de sua estrutura eclesiástica e a autoridade conferida por Deus a cada ministro; Despertar a igreja para exercitar com firmeza o testemunho pessoal; Auxiliar os crentes na identificação dos seus dons e despertá-los para o exercício contínuo dos mesmos; Oferecer subsídios aos membros da igreja chamados a liderar algum ministério, bem como àqueles que lhes dão suporte, capacitando-os para exercer uma liderança eficaz.

  • Ministério Diaconal
  • O Corpo Diaconal, doravante DIACONATO, é composto por membros da Igreja reconhecidos por ela como diáconos. O DIACONATO da Igreja é composto por um número ilimitado de membros, de ambos os sexos, civilmente capazes e de reconhecida idoneidade cristã e social. As finalidades do DIACONATO são: Servir à Igreja através da ministração, juntamente com o Pastor, da Ceia do Senhor; Coordenar, supervisionar e controlar o trabalho de assistência social da Igreja através da triagem das pessoas e famílias que poderão receber assistência e da promoção de campanhas para arrecadação de bens e gêneros para abastecer o Celeiro da Igreja; Assistir ao Ministério Pastoral, cuidando de tudo, para que este possa se dedicar “... a oração e no ministério da palavra.” (Atos 6.4); Servir a Igreja, juntamente com o Pastor, no ministério de visitação e aconselhamento de doentes, necessitados e dos ausentes dos trabalhos regulares da Igreja; Zelar pelas doutrinas, pelo bom nome da Igreja, pela prática dos ensinos de Jesus e pela expansão do Reino de Deus.

  • Ministério de Apoio a Família
  • Desenvolvemos um programa contínuo de apoio e fortalecimento de casais e famílias, na busca da construção de lares sólidos. Tudo isso é feito por meio de aconselhamentos constantes e encontros para casais dentre outras atividadaes. Nosso objetivo é fortalecer a família como centro do discipulado. A família foi estabelecida por DEUS como a instituição humana fundamental. É o principal ambiente em que são aprendidos valores e desenvolvida a capacidade para íntimos relacionamentos com Deus e com outros seres humanos. O Ministério de Apoio a Família concentra-se nos relacionamentos entre pessoas. Interessam-se pelas necessidades de casais, pais e filhos, pelas necessidades familiares de pessoas solteiras e de todos os membros do círculo familiar mais amplo, ao passarem pelas etapas previsíveis da vida e lutarem com inesperadas alterações em sua existência. Entendemos que as principais necessidades dos membros de uma igreja estão relacionadas com questões familiares. É responsabilidade de cada igreja cuidar das famílias de sua comunidade. É nossa responsabilidade apoiar esse trabalho, oferecendo ferramentas fundamentadas na Palavra, desenvolvidas especialmente para o fortalecimento da família através do ensino da Palavra de Deus, trabalhando de forma que, dia após dia, aumente o número de lares comprometidos com Deus.

  • Ministério de Administração
  • Existe para cuidar da manutenção de todas as áreas da igreja e para facilitar o funcionamento dos ministérios. Tem como objetivo dar o apoio necessário para que pastores, líderes e membros possam se dedicar ao seu ministério com o máximo de resultado além de cuidar de todas as atividades financeiras da igreja, organizando os pagamentos e apoiando todos os ministérios quanto às suas necessidades. Seguem abaixo as áreas de atuação desse ministério:

    Ação Social

    Bazar

    Cantina

    Comunicação

    Eletricidade e Iluminação

    Eventos e Datas Comemorativas

    Exame de Contas

    Finanças e Orçamento

    Introdução e Recepção

    Obras

    Ornamentação

    Patrimônio

    Zeladoria

    Produtos de Reciclagem

    Saúde

    Transporte

  • Ministério de Música e Artes
  • O Ministério de Música e Artes é responsável por toda a parte litúrgica da igreja, cuidando do programa musical através dos coros, grupos vocais, grupos intrumentais, solistas, quartetos, ministério de louvor, como também da parte artística, através do Grupo de Coreografia e do Grupo de Artes Cênicas. Esse ministério tem como objetivo conduzir a igreja a uma compreensão do que seja uma perfeita adoração exigida pelo Senhor da igreja, descobrir e desenvolver novos talentos na igreja e apoiar a todos os ministérios em suas atividades.

    Este ministério é uma realidade na igreja desde a sua organização e até hoje muito se faz para o seu crescimento e fortalecimento. Temos trabalhado para que a Igreja Batista de Benfica possa se uma igreja vibrante, alegre, que louve ao Senhor como fruto de lábios que confessam o Seu nome. Temos como funbção auxiliar o ministério pastoral na produção e execução das ordens de cultos regulares e especiais da igreja, selecionar o repertório que será utilizado nos cultos, tanto pela congregação e pelos coros, grupos, solistas e instrumentistas, obtendo alguns princípios básicos como ter um bom texto teológico e gramaticalmente correto, de boa qualidade poética, aliado a um estilo musical apropriado para o texto que venha enriquecê-lo, uma peça, hino ou cântico que tenha uma função específica no culto (adoração, louvor, oração, petição, gratidão, edificação, evangelismo etc.), devendo atender as necessidades espirituais da igreja. Seguem abaixo os grupos de trabalho desse ministério:

    Coral Louvor & Vozes

    Coral Cantares

    Coral da Juventude

    Coral Infanto-Juvenil Perfeito Louvor

    Grupo de Sonoplastia

    Grupo de Coreografia

    Grupo de Artes Cênicas

    Ministério de Louvor

    Ministério GERUN

  • Ministério da Terceira Idade
  • O Ministério da Terceira Idade foi criado com o objetivo de promover a comunhão entre os irmãos da Igreja Batista de Benfica com idade acima de 60 anos, bem como levar o evangelho de Cristo a descrentes nessa fase da vida. Nossa missão é EVANGELIZAR pessoas da terceira idade, ENSINANDO-OS a se tornarem como Jesus, ENTURMANDO-OS na igreja e ESPALHANDO ministérios com esta missão em outras igrejas, para assim ENGRANDECER o Senhor (adorar a Deus). Queremos ver todos os idosos membros da Igreja Batista de Benfica sejam plenamente integrados, participando de grupos de oração, eventos e atividades da igreja. Idosos e membros do ministério crescendo espiritualmente, sentindo-se bem e refletindo um corpo bem alimentado com todas as suas células sadias e atuantes. Igrejas irmãs ou qualquer outra igreja utilizando esse ministério como referência no desenvolvimento do trabalho de evangelização e integração de idosos em suas congregações.

  • Ministério de Adultos
  • Esse ministério visa o crescimento pessoal, familiar, profissional e espiritual de seus membros, através de diversas atividades como reuniões de cunho espiritual, social e relacional, e ainda encontros de lazer, congraçamentos, retiros e intercâmbios com outros grupos em outras localidades com o mesmo objetivo. Trata-se de um grupo de pessoas que encontrou em Jesus Cristo a verdadeira razão de viver, a verdadeira esperança e um futuro certo e garantido. Trata-se de um grupo de pessoas que deixaram de buscar em prazeres passageiros o verdadeiro sentido para uma vida real e saudável. Trata-se de um grupo de pessoas que encontraram verdadeiros amigos, pessoas que se interessam pelo ser e não por aquilo que as pessoas têm ou ainda por aquilo que elas possam vir a proporcionar. Esse ministério tem como propósito ministrar orientação específica sobre relacionamento conjugal e familiar, aplicável a todos os casais, visando instruí-los e encorajá-los a fundamentarem os seus relacionamentos e lares na Palavra de Deus, bem como proporcionar, a que num ambiente descontraído, haja oportunidade para o evangelismo, a integração, o aprofundamento da comunhão e a ministração mútua.

    Cada adulto deve apresentar-se em santidade na presença de Deus e viver uma vida de continua comunhão através da oração diária e da leitura da palavra. Temos o desejo de levantar exércitos de adultos intercessores, adoradores e pregadores da Palavra na Igreja do Senhor, espalhada em toda a terra. Estes, guerreando de forma contínua, a fim de preparar a “noiva do Cordeiro” para o arrebatamento, conforme a palavra em Efésios 5:25-27.

  • Ministério de Jovens e Adolescentes
  • Existimos para apoiar e motivar o jovem na sua caminhada com Cristo, a fim de que o mesmo torne-se um discípulo íntimo de Jesus, vivendo com excelência a sua vida pessoal e profissional brilhando cada vez mais a sua Luz para os que estão à sua volta. Cumprindo a missão de pregar o evangelho designada por Jesus, oferecemos o apoio e cuidado necessários para o desenvolvimento cristão dos jovens e adolescentes a fim de torná-los líderes conscientes, seguros, e preparados para enfrentar as responsabilidades, compromissos e exigências da vida. Esse ministério, existe para alcançar jovens e levá-los a um relacionamento íntimo com Deus através da ação do Espírito Santo, para que possam descobrir e viver a verdadeira liberdade em Cristo Jesus.

    A Bíblia Sagrada conta histórias de jovens que tiveram uma experiência com Deus, encontraram sentido para suas vidas e fizeram diferença no mundo. O jovem tem diante de si a responsabilidade de escolhas e decisões que afetarão todo o seu futuro, como por exemplo: Quem é o meu Deus? Quais os princípios éticos e morais que definirão meus posicionamentos na vida? Com quem vou me casar, e ou que estrutura familiar pretendo desenvolver? Qual é a minha vocação? Qual será minha carreira profissional? Como vou contribuir para o bem comum, e a construção de uma sociedade de justiça e paz? Para oferecer um ambiente favorável ao encontro com Deus, subsidiar as decisões e escolhas, e cooperar na construção do futuro dos jovens, o Ministério de Jovens e Adolescentes da Igreja Batista de Benfica desenvolve suas atividades orientado por três ênfases: Palavra – ensino bíblico relevante e contextualizado; Comunhão – encorajando o jovem a um compromisso pessoal e comunitário com Cristo e incentivando as amizades espirituais; e Missão – mobilizando para ações e projetos de missão integral.

  • Ministério Infantil e Infanto-Juvenil
  • Nossa missão é apoiar e auxiliar os pais na educação espiritual das crianças, levando a Palavra e o Amor de Deus a estas, ensinando-as de forma lúdica e atrativa os mandamentos do Senhor, a fim de que elas escolham amar a Deus, adorá-Lo, obedecê-Lo, e servi-Lo de todo o coração. Direcionado para crianças, nesse ministério a Bíblia é ensinada de forma atraente e criativa, sendo um ambiente que desperte a motivação da criança para que ela testemunhe do amor de Cristo (Visão Missionária). Buscamos auxiliar e complementar à família Igreja Batista de Benfica (outros ministérios e departamentos), no qual voluntários trabalham de acordo com seus dons, servindo ao Senhor com alegria e amor. Damos apoio às famílias, proporcionando um espaço que auxilie a criança no seu crescimento emocional e espiritual saudável.Entendemos que Ministério Infantil deve ser um espaço lúdico, de alegria, animação e todas as características típicas de um trabalho com crianças. Da mesma forma, é preciso compromisso, seriedade e criatividade a todo tempo.

    Um ministério com crianças tem suas peculiaridades que lhe são quase que exclusivas em se pensando na igreja como um todo. Vivemos em um tempo aonde ser criança é estar face às mudanças rápidas e constantes na sociedade. Certamente as crianças de hoje não são como as de ontem. Atualmente a infância tem sido atacada cruelmente pelo consumismo desenfreado dos tempos modernos e que tem sérios desdobramentos no comportamento, na fé e nos valores dos pequenos. A igreja precisa ser então um espaço aonde as crianças se sintam seguras e de igual modo satisfeitas. Não podemos mais ficar para trás da boa estrutura que o mundo oferece para as crianças. Precisamos dar o melhor para elas dentro da igreja. E já que temos o melhor conteúdo para oferecê-las, por que não também a melhor estrutura.

Igreja Batista de Benfica

Rua Capitão Abdalla Chama 98, Benfica

Rio de Janeiro - Brasil - 20911-250

+55 21 3860-2286

[email protected]

Instituições Batistas
Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira Covenção Batista Carioca Junta de Missões Mundiais Junta de Missões Nacionais
Redes Sociais
Facebook Twitter YouTube Flickr Last.fm